domingo, 26 de julho de 2009

Como surgiu a Ordem DeMolay

Em 1919, na cidade de Kansas City, Missouri, um acidente de caça deixou órfão o jovem Louis Gordon Lower. Após o falecimento de seu pai, Louis transferiria a figura de seu pai a um amigo da família, o maçom Frank Sherman Land, com o qual buscava constantemente conselhos e orientações, foi a ele que Louis pediu seu primeiro emprego.
A partir da convivência com Lower e seus amigos, Frank Land percebeu que o problemas pelos quais o jovem Louis passava era comum a qualquer rapaz. A adolescência é uma fase de grandes conquistas e descobertas em qualquer cultura, mas principalmente, é a fase mais importante na formação do caráter de uma pessoa. Foi então que Frank Land teve a idéia de fundar uma organização juvenil que proporcionasse grandes amizades e incutisse nos jovens elevados valores morais e patrióticos, e para essa empreitada convidou o jovem Louis Lower para ajudá-lo, pedindo que convidasse alguns de seus amigos da Escola Secundária para uma reunião.

Foi em fevereiro de 1919 que Louis Lower e oito de seus amigos se reuniram em um templo com a finalidade de fundar uma nova organização de jovens. Surgiu, então, a questão de como chamar esta nova organização. Land citou vários nomes famosos, porém nenhum agradava aos rapazes de um modo especial. Um dos jovens sugeriu que, por estarem em um Templo Maçônico, alguma figura ligada à maçonaria deveria ser lembrada. Aceita, por uma determinação do destino, a sugestão tomou corpo quando Land mencionou o nome de Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que morreu como mártir de lealdade e tolerância, sendo seu nome escolhido por unanimidade como símbolo e patrono da Ordem.

Em 18 de março de 1919, os noves jovens acompanhados de vinte e quatro amigos reuniram-se novamente em um Templo Maçônico, organizando oficialmente a Ordem DeMolay, com o número ideal de 33 jovens. Coincidentemente, 18 de março é o dia da morte de Jacques DeMolay, dizem que Frank Sherman Land só saberia dista 20 anos mais tarde. Na segunda reunião, Louis Lower foi o primeiro a fazer o juramento DeMolay sobre a Bíblia Sagrada. “Tio Land” sempre comparecia às reuniões, e dava conselhos valiosos quando os jovens precisavam, especialmente em uma das primeiras reuniões, em que um dos membros sugeriu limitar o número de integrantes a 75. “Tio Land” explicou que seria egoísmo, pois o que era bom para eles deveria ser bom também para outros jovens, isto fez com que o Capítulo de Kansas City, o “Capítulo Mãe”, em apenas 1 ano contasse com 3.000 jovens iniciados.

Alguns meses após a fundação da Ordem, Frank Land percebeu a necessidade de um Ritual e então falou com o Maçom responsável pelo Setor Educacional de Kansas City, o Editor-Chefe do "Kansas City Journal" Frank Arthur Marshall. Foi ele o responsável por escrever um Ritual que possuía dois graus. O Ritual foi utilizado pela primeira vez em setembro de 1919 e permanece até os dias atuais, com exceção de algumas palavras, exatamente como foi escrito.

0 comentários:

Postar um comentário